domingo, 27 de janeiro de 2013

Tema: Globalização


Leia abaixo um texto do livro "O País Distorcido", da Publifolha, que reúne textos publicados pelo geógrafo Milton Santos na Folha de S.Paulo de 1981 até sua morte em 2001.
"Por uma globalização mais humana", texto do geógrafo Milton Santos da Folha Online
Leia abaixo um texto do livro "O País Distorcido", da Publifolha, que reúne textos publicados pelo geógrafo Milton Santos na Folha de S.Paulo de 1981 até sua morte em 2001.
Por uma globalização mais humana
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria, nos fins do século 19, e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.
Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção.
Todo o planeta é praticamente coberto por um único sistema técnico, tornado indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.
Graças às novas técnicas, a informação pode se difundir instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.
A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
Tudo isso é movido por uma concorrência superlativa entre os principais agentes econômicos -- a competitividade.
Num mundo assim transformado, todos os lugares tendem a tornar-se globais, e o que acontece em qualquer ponto do ecúmeno (parte habitada da Terra) tem relação com o acontece em todos os demais.
Daí a ilusão de vivermos num mundo sem fronteiras, uma aldeia global. Na realidade, as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.
Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades. E, ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se fragmenta e onde se ampliam as fraturas sociais.
A droga, com sua enorme difusão, constitui um dos grandes flagelos desta época.
O mundo parece, agora, girar sem destino. É a chamada globalização perversa. Ela está sendo tanto mais perversa porque as enormes possibilidades oferecidas pelas conquistas científicas e técnicas não estão sendo adequadamente usadas.
Não cabe, todavia, perder a esperança, porque os progressos técnicos obtidos neste fim de século 20, se usados de uma outra maneira, bastariam para produzir muito mais alimentos do que a população atual necessita e, aplicados à medicina, reduziriam drasticamente as doenças e a mortalidade.
Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização.



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica.
Duração das atividades
02 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Neste caso, o professor já trabalhou com os alunos os conceitos de globalização e suas aplicabilidades nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, as disparidades econômicas no processo de globalização e até mesmo como a globalização pode excluir o indivíduo.
Estratégias e recursos da aula
1º Aula
1º Passo: xerocar o texto a seguir do geógrafo Milton Santos para os alunos;
2º Passo: O professor irá retomar os conceitos utilizados para explicar o processo de globalização lendo o texto " POR UMA GLOBALIZAÇÃO MAIS HUMANA" de Milton Santos publicado na folha online, para fazer uma análise do processo além de fixar o conteúdo.
3º: Durante a leitura do texto, o professor deverá pedir aos alunos as principais palavras e conceitos que aparecem no texto a seguir:
 "Por uma globalização mais humana", texto do geógrafo Milton Santos da Folha Online
4º Passo: Ao final da leitura e da análise do texto o professor deverá seguir os seguintes passos:
-  Dividir a turma em duplas ou trios.
-  O professor vai entregar uma folha em branco para o aluno e pedir que o mesmo monte uma cruzadinha com as palavras grifadas no texto, além de conceitos básicos já estudados nas aulas de globalização, sendo 4 palavras na horizontal e 4 palavras na vertical, com as "dicas" sobre as palavras que compõe a cruzadinha e elaborar um gabarito que deverá ser mantido em segredo (não esquecer de pedir os alunos que coloquem o nome do grupo que propôs a cruzadinha e também do grupo que resolveu).
-  Pedir aos alunos que não responda, pois na próxima aula, haverá trocas e o colega que irá responder.
2º Aula
1º Passo: O professor deverá recolher as folhas com as cruzadinhas em branco e redistribuir aos alunos;
2º Passo: O professor pede para os alunos começarem a resolver a cruzadinha;
3º Passo: Depois que todos os alunos terminaram de resolver a cruzadinha, o professor deverá recolher novamente as folhas. Em seguida deverá  devolver ao grupo que propôs a cruzadinha para correção, de posse do gabarito elaborado anteriormente. Durante a correção os grupos deverão observar se todas as palavras foram completadas corretamente e  em seguida fazer a  soma dos pontos (cada palavra completada corretamente vale um ponto);
4º Passo: O professor deverá anotar a pontuação dos grupos no quadro para que todos os alunos conheçam o resultado.
Recursos Complementares
Para obter maiores informações sobre o processo de globalização consultar os seguintes sites:
Avaliação
A avaliação será feita quando os resultados de cada grupo for colocado no quadro. O maior número de grupos que se aproximarem de 8 pontos, maior a assimilação do conhecimento. O professor deverá avaliar também as palavras utilizadas pelos alunos que deverão ser as mais relevantes sobre o tema.



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá conhecer e analisar as variadas ações humanas com relação ao excesso de consumo no mundo globalizado
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de globalização, capitalismo e capital.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professo(a), as atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar e analisar hábitos de nossa sociedade alterados com o mundo globalizado, e sua relação com o meio ambiente. Sugiro que esta aula seja multidisciplinar(Ciências).
∙ Estruture sua aula em 4 momentos consecutivos.
Atividade 1: Pesquisando
Professor (a) : Apresente aos alunos um questionário a ser respondido em uma entrevista a ser realizada por cada aluno, a uma pessoa por ele escolhida.
Questionário:
Nome do entrevistador:
Nome do entrevistado:
1-Você sai muito para compras? Em média quantas vezes por semana?
2-Você faz lista para ir ao supermercado?
3-Você compra apenas o que está na lista?
4-Você utiliza cheque e cartão de crédito ou só compra a dinheiro?
5-Quando você vai ao mercado, compra apenas o que estava programado?
6-O que você considera prioridade em suas compras do dia-a-dia?
7-O que você pensa que poderia eliminar em suas compras?
8-Você se considera consumista? Por que?
9-Você faz economia de água e energia? Por que?
10- Diga a quantidade que você possui:
Sapatos: Bolsas:
Relógios: Óculos:
Tênis: Calças Jeans:
Atividade 2 – Apresentando trabalhos
Professor(a) ,reúna os alunos para a apresentação de suas entrevistas aos colegas, sugira aos alunos que também dêem suas respostas pessoais às perguntas compare sempre as respostas dadas pelos diferentes alunos e entrevistados. A partir deste trabalho conceitue Consumo e Consumismo, registre no quadro. Identifique entre os alunos e os entrevistados quais os consumidores e consumistas , qual a predominância. Comente também sobre o exagero e desperdício nas embalagens.
Atividade 3- Relacionando mundo globalizado e Consumismo
Professor(a), faça uma análise com seus alunos, da relação mundo globalizado e consumismo destacando a expansão do comércio e fluxo de mercadorias diante das facilidades promovidas pela globalização com o avanço e evolução dos meios de transportes e comunicações. Registre no quadro esta relação.
Atividade 4: Consumismo e recursos naturais
Professor(a) , junto com seus aluno,associe produtos (pesquisados) com as matérias-primas utilizadas em suas fabricações, analise com eles sobre a utilização cada vez mais intensa dos recursos naturais,devido ao aumento na demanda por matérias-primas necessárias à produção de novas mercadorias,acelerando o ritmo da degradação ambiental em todo o planeta.
Atividade 5- Formando novos hábitos
Professor(a), proponha a seus alunos que formem grupos e que cada grupo faça um cartaz com slogans incentivando a rever hábitos de consumo em exagero,ou seja,slogans anti-consumismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário